Remuneração é uma pauta necessária neste momento turbulento do mercado. A pandemia da COVID-19 está causando uma crise única, sem precedentes e com um amplo impacto na economia e influência sobre os negócios.  Enquanto muitas empresas estão sofrendo com os efeitos financeiros da pandemia, outras, especialmente aquelas no setor de Bens de Consumo Embalados ou em inglês Consumer-Packaged Goods (CPG), Tecnologia e Streaming, cresceram por causa dela. Esses resultados imprevistos e abrangentes levam a complicadas tomadas de decisão no que diz respeito à Remuneração e aplicação de resultados de Pesquisa Salariais neste momento.

A Remuneração no cenário atual

Para entendermos o cenário é importante analisar alguns aspectos de como a pandemia afetou as empresas. Podemos dizer com segurança que a grande maioria delas (próximo de 60%) sofreram ou estão enfrentando algum impacto negativo, o que exige uma gestão mais cuidadosa dos negócios. Outras conseguem se manter estáveis (cerca de 25%). Por outro lado, algo como 10% das empresas estão encarando um abalo significativamente negativo em seus negócios. Portanto, estão sendo obrigadas a adotar ações e intervenções mais duras para administrar a liquidez e o caixa. Em contrapartida, somente cerca de 5% estão se beneficiando até o momento com a pandemia. A situação arriscada que as organizações enfrentam é saber como lidar com a Remuneração, especialmente se a empresa passou ou ainda passa por momentos turbulentos. Do ponto de vista do Salário-Base, pelo menos, estou convencido de que os dados nas Pesquisas Salariais devem ser afetados. Afinal, empresas entenderam que este ambiente de pandemia foi oportuno para efetuar cortes na estrutura. Ou seja, todos sabem que período de Crise e Guerra é o momento perfeito para se aplicar medidas duras e corretivas, além de escolher novos modelos de Administração. Para citar alguns exemplos, temos a adoção de home office, adequação ou substituição dos Benefícios, formação e alinhamento para um novo modelo de Liderança e revisão dos Incentivos de Longo Prazo.

A Remuneração após ajustes na estrutura organizacional

Adicionalmente as empresas se reorganizaram após a adequação de estrutura e diversos cargos estratégicos e táticos foram modificados e ajustados a um novo desenho considerando as extinções de determinadas posições e consequentes fusões de áreas. Portanto, reavaliar cargos e a estrutura de cargos, adotando posteriormente uma profunda análise da remuneração dos colaboradores deve ter atenção especial. Do mesmo modo, a participação ou contratação de Pesquisas Salariais, pois são igualmente importantes neste momento para mitigar distorções de dados, principalmente na formação do Orçamento para 2021. Ter informações de mercado precisas será mais importante do que nunca para contratar colaboradores na retomada de seus negócios. Principalmente considerando que, na estimativa de alguns economistas, devemos começar a sair do buraco ainda no primeiro trimestre. *Consumer-Packaged Goods (CPG) – Bens de consumo embalados (CPG) são itens usados diariamente por consumidores que requerem substituição ou reposição de rotina, como alimentos, bebidas, roupas, tabaco, maquiagem e produtos domésticos.