Estimula a melhoria da produtividade e qualidade dos colaboradores, através do estabelecimento e acompanhamento de um Contrato de Metas, agregando valor financeiro e resultados previamente quantificados aos esforços diferenciados.
Não há utilidade em vincular a remuneração ao desempenho, se sua empresa não mede ou não está disposta a pagar muito mais para um desempenho superior.
As metas de desempenho que sua empresa irá utilizar dependerá da organização e seus objetivos. Podem ser baseadas em desempenho financeiro, produtividade, melhoria da qualidade, valor econômico agregado, atendimento ao cliente / distribuidor, volume, marketshare, entre outros.
Muitas organizações são da opinião de que a associação desses critérios é o mais adequado. Os critérios de medição devem ser entendidos pelos colaboradores que participam do programa. Resultado final: O desempenho não pode ser medido com precisão e o programa não vai funcionar (ou não será totalmente eficaz) se os colaboradores não entendem como eles estão sendo avaliadas ou se eles não podem entender a relação entre os seus esforços e os resultados desejados.
A Gestão de Objetivos desfruta de grande popularidade. Especialistas como Diretores e Gerentes de Recursos Humanos, respondem com entusiasmo e ênfase que este sistema coloca sobre os resultados a responsabilidade dos subordinados pelo alcance e não só pelas qualidades pessoais.
Na verdade, Gestão de Objetivos provou ser um veículo útil para aumentar a quantidade e a qualidade da comunicação entre Diretores / Gerentes e seus subordinados com respeito a responsabilidades, objetivos, planos e resultados.
Assim, acreditamos que todos os programas de Gestão por Objetivos devem incluir o estabelecimento de metas desafiadoras, porém realistas.