Na execução de todo trabalho o desempenho de alguns indivíduos é superior ao de outros. Colaboradores com competência superior e diferenciada executam seus trabalhos diferentemente e possuem características que divergem em relação aos colaboradores de competências mediana e normal.
A melhor maneira de identificar essas características é analisar as competências diferenciadoras dos colaboradores em sua empresa através de Entrevistas de Eventos Comportamentais.
- Suportar de forma clara, objetiva e eficaz a tomada de decisões no que diz respeito a: treinamento, desenvolvimento, remuneração, promoções, transferências, demissões, recrutamento e seleção de colaboradores da Empresa;
- Tornar claro e transparente os objetivos organizacionais e individuais, obtendo assim um maior engajamento de todos na busca dos mesmos;
- Obter de forma planejada, integrada e realista o crescimento e o desenvolvimento de potenciais colaboradores, através de uma gestão clara e objetiva dos resultados obtidos e dos planos futuros de aproveitamento na organização;
- Auxiliar no processo de desenvolvimento de Lideranças e demais colaboradores.
- Qualitativos: Considerando a cultura, missão e objetivos organizacionais será estabelecido para os diferentes níveis de cargo de sua estrutura hierárquica, um conjunto de Competências que permitirão medir o grau de contribuição qualitativa do trabalho e das responsabilidades dos indivíduos em diferentes momentos onde sua empresa exigirá atitudes como: Compromisso com Resultados, Espírito Empreendedor e Inovador, Planejamento e Organização, Visionário, Relacionamento de Parceria com Clientes, entre outros. Em nosso Banco de Dados encontram-se registradas mais de 90 competências desenvolvidas em diferentes empresas dos mais diversos setores no Brasil e em outros países da América do Norte e do Sul.
- Quantitativos: Nesta etapa serão estabelecidas metas operacionais, financeiras, comerciais e administrativas que negociadas com os ocupantes e lideranças orientarão para o alcance conjunto dos objetivos organizacionais. Essas metas devem ser mensuráveis e seguir as seguintes características:
- Estarem atreladas às diretrizes globais da organização;
- Serem compreensíveis, claras, precisas e sem duplo sentido;
- Demonstrarem sempre um resultado;
- Serem expressivas é importante.
Nosso processo de consultoria se diferencia fortemente na condução do projeto e nas etapas de consolidação das Avaliações de Competências, pois esse envolvimento descaracteriza ações políticas, efeito “hallo”, caça às bruxas, paternalismo e outras ações comuns encontradas em outros processos mal conduzidos.